Cachoeiro promove Semana de Redução da Mortalidade Materna Cachoeiro promove Semana de Redução da Mortalidade Materna

Na próxima semana, a prefeitura de Cachoeiro promove uma série de atividades de conscientização com enfoque na redução da mortalidade materna e, também, de incentivo à doação do leite materno.

A programação marca o Dia Nacional de Doação do Leite Materno, comemorado nesta sexta (19), e o Dia de Redução da Mortalidade Materna, em 28 de maio.

É fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social e vai contar com momentos de aprendizagem em palestras e bate-papo em cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras): Alto União, Zumbi, Village da Luz, Jardim Itapemirim e Burarama.

O objetivo é chamar a atenção das mulheres para a importância do cuidado com a saúde em um momento delicado para a vida delas e dos filhos, mostrando cuidados para evitar doenças como a diabetes gestacional, a hipertensão durante a gravidez, a sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis que podem ser passadas na gestação, parto ou amamentação e a necessidade do pré-natal.

"É um período em que mães e bebês estão sujeitos a uma série de riscos que, em sua maioria, são evitáveis ou curáveis com um bom acompanhamento. Queremos levar mais informações, para mais mulheres, para que elas garantam uma gravidez e um pós-parto seguro", explica Lidiany Rodrigues, enfermeira da Semus.

Incentivo à doação de leite

Como dia 19 de maio é Dia de Doação do Leite Materno, a enfermeira Patrícia Mendes do Banco de Leite do HECI vai falar sobre a importância da doação, na programação dos dias 22 e 24. O objetivo é abastecer e mostrar a importância do Banco de Leite, que tem registrado estoques baixos.

A situação é considerada preocupante, já que é de lá que sai o alimento dos bebês da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), que assiste a recém-nascidos. Doar não faz mal à mãe e ajuda crianças em um momento delicado de suas vidas, em um momento em que estão precisando do leite humano.

Confira a programação:

Horário: 13h30

Segunda (22) - CRAS Alto União

Terça (23) - CRAS Zumbi

Quarta (24) – CRAS Village da Luz

Quinta (25) – CRAS Jardim Itapemirim

Sexta (26) – CRAS Burarama

 

Voltar ao Topo

COMPARTILHAR