O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado hoje O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado hoje

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta quarta-feira (14). A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para homenagear quem separa um tempo durante sua rotina para doar, ajudando assim pacientes que precisam de transfusão.

Os bancos de sangue precisam principalmente do tipo O negativo, que pode ser transfundido em pessoas com qualquer outro tipo sanguíneo, e O positivo, que pode ser transfundido em pessoas que tenham fator RH positivo, ou seja, A positivo, AB positivo, B positivo e O positivo.

É muito importante que a população se sensibilize e passe a ter como hábito a doação de sangue, pois este é um item que não pode ser comprado e é indispensável para o funcionamento dos serviços de saúde. Se você tem vontade de ser um doador, veja abaixo orientações.

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

Onde doar sangue em Cachoeiro-ES:

Hospital Evangélico

O Banco de Sangue funciona no segundo andar do Hospital Evangélico, de segunda à sexta-feira das 07:00 às 16:00h e aos sábados das 07:00 às 11:00h. Mais informações pelo telefone (28) 3526-6232.

Santa Casa

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO HEMOTERAPIA - 28 2101-2123

Horário de Atendimento:

2ª a 6ª feira – 07:00 às 16:00h

Sábado – 07:00 às 11:00h

 

 

Voltar ao Topo

COMPARTILHAR