Ruth Escobar, atriz e produtora cultural, morre aos 81 anos Ruth Escobar, atriz e produtora cultural, morre aos 81 anos

Morreu nesta quinta-feira a atriz e produtora cultural Ruth Escobar, aos 81 anos de idade, um dos grandes nomes do teatro brasileiro. Ela estava internada no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, mas a causa da morte ainda não foi divulgada.

O velório será no teatro que leva o nome da artista, na capital paulista.

"Ruth Escobar é nome fundamental da resistência do teatro brasileiro nos anos de chumbo da ditadura, com sua força e coragem em produzir grandes espetáculos, repletos de ousadia em todos os sentidos. Ruth ainda teve papel pioneiro na internacionalização de nossas artes cênicas, promovendo o diálogo do teatro brasileiro com companhias e artistas do mundo todo nos festivais que organizava e que até hoje são referência. O teatro brasileiro deve muito a Ruth Escobar", disse Miguel Arcanjo Prado, crítico da APCA

Nascida como Maria Ruth dos Santos Escobar, em 31 de março de 1936, na cidade do Porto, em Escobar, a atriz chegou ao Brasil em 1951. Depois de uma viagem para a França, onde fez cursos de interpretações, ela voltou ao Brasil e montou a companhia Novo Teatro. Em 1964 ela criou a sua própria casa de espetáculos.

Nas décadas de 60 e 70 protagonizou ou monto peças de sucesso, como "Mãe Coragem e Seus Filhos", "Antígone América", "Males  da Juventude" e "As Fúrias".

Nos anos 80, afastou-se um pouco do teatro e cumpriu dois mandatos como deputada estadual em São Paulo.

Voltar ao Topo

COMPARTILHAR