Ifes abre inscrições para 3.726 vagas Ifes abre inscrições para 3.726 vagas

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) abriu nesta segunda-feira (9) as inscrições para 3.726 vagas em cursos técnicos e de especialização técnica, para começar a estudar no primeiro semestre de 2018.

São três editais, com oferta de cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes, Proeja (para jovens e adultos) e especialização técnica. Metade das oportunidades é destinada a ações afirmativas. As inscrições vão até 5 de novembro.

O edital 01/2018 reúne vagas dos cursos integrados, concomitantes e subsequentes. Nos integrados, são 2.356 oportunidades. Podem concorrer os estudantes que estejam concluindo o ensino fundamental este ano. Nessa modalidade, o estudante cursa tanto o ensino médio como o técnico no Ifes, não sendo possível obter o diploma de um sem completar o outro.

Os cursos técnicos concomitantes são voltados a quem já está no ensino médio em outra escola e pretende fazer a formação técnica no Ifes. A série da concomitância varia de acordo com o curso. Estão abertas 884 vagas. Já para os cursos subsequentes, há 236 vagas, que são voltadas a quem já concluiu o ensino médio.

No caso dos cursos do Proeja, ofertados no edital 02/2018, o currículo é integrado, mas podem concorrer apenas jovens e adultos com 18 anos ou mais, que não tenham concluído o ensino médio. Há 210 vagas. Há um novo curso: Qualificação Profissional em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, do Campus Serra.

O edital 03/2018 tem 40 vagas em um novo curso oferecido no Campus Vila Velha: Sustentabilidade Ambiental e Inovação. Podem concorrer os candidatos que tenham formação técnica de nível médio nesse eixo tecnológico, ou que estejam concluindo o curso técnico até o final de 2017.

Inscrições
Os cursos do Proeja têm inscrições presenciais, em cada campus onde são ofertados. É preciso levar a documentação listada no edital. Já nos editais 01/2018 e 03/2018, para efetuar a inscrição, é preciso ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio e documento de identificação civil. O candidato deve clicar no link do sistema de inscrições disponibilizado na página de cada edital. Em seguida, deve preencher, integral e corretamente, o formulário on-line e imprimir a GRU no valor de R$ 68 – ou solicitar a isenção. A GRU deve ser paga até 7 de novembro para que a inscrição seja efetivada.

Acesse as páginas dos processos seletivos para mais informações e o link de inscrições:

Edital 01/2018 – Alunos da educação profissional técnica de nível médio – Multicampi

Vagas em Cachoeiro-ES

Eletromecânica Integrado e Concomitante
Informática Integrado e Concomitante
Mineração Concomitante

Voltar ao Topo

COMPARTILHAR