Gato: Energia furtada por ano daria para abastecer vários municípios do Sul do ES Gato: Energia furtada por ano daria para abastecer vários municípios do Sul do ES!

Segundo dados coletados na EDP Espírito Santo, o balanço das ações de combate ao furto de energia, foi apontado um crescimento absurdo em 2017, nos chamados “gatos”, também conhecidos carinhosamente de “miau”, quando comparado com o ano anterior.

De acordo com a EDP Espírito Santo, foram executadas mais de 100 mil fiscalizações em campo no ano de 2017, em 70 municípios capixabas que atende. O volume de energia recuperada daria para abastecer os municípios de Castelo, Mimoso, Muqui, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante, com população total estimada em 112 mil moradores, por um mês. As atividades em campo são realizadas por equipes técnicas com treinamento e equipamentos específicos para identificar manipulações nos medidores ou qualquer anormalidade na rede.

Em relação ao resultado do mesmo período do ano anterior, foram identificadas 11% mais irregularidades, como manipulação de medidores e ligações irregulares.

Risco de Vida

Esta atividade fraudulenta representa um acréscimo no valor da conta de luz dos clientes regulares, além do prejuízo à distribuidora, sem mencionar o risco que o “ladrão” e operador do “gato” corre, podendo levar a morte pelo manuseio equivocado na atividade ilícita.

Condenação/Multa

Previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, o furto de energia, o chamado “gato”, “miau” é crime: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de (um a quatro anos, e multa”.

Pesando no Bolso

Segundo apurado e, conforme a regra da Resolução Aneel, será cobrando o valor de toda energia que não foi cobrada durante o período do “gato”, “miau” e o custo administrativo.

Denúncia

A EDP pede que a população informe denunciando os “gatos, “miau”, pelos canais de atendimento aos consumidores: www.edponline.com.br, aplicativo, agências de atendimento presencial e a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 721 0707.

Dados

O Censo 2010 mostram que o serviço de energia elétrico foi o que apresentou a maior cobertura, atingindo 97,8% dos domicílios brasileiros. Nas áreas urbanas este percentual chega a 99,1% e na área rural atinge 89,7%.

Voltar ao Topo

COMPARTILHAR